EVENTOS EM GERAL - DÚVIDA EM QUE SERVIR?

Criar uma Loja Virtual Grátis

Sociais

Sociais

  Evento social, não objetiva a determinação de posições ou a afirmação de poder, mas somente a confraternização e o lazer. Não está regulado por leis, decretos e normas rígidas. Segue apenas os costumes e rituais que resume no protocolo adaptado há cada grupo no qual pretende realizar estes eventos.

  São eventos que trazem benefícios de desenvolvimento social, sejam beneficentes ou não; Ex.: reunião de amigos (happy hour em casa), brunch, jantares/almoços, coquetéis, aniversários, casamentos, batizados, desfiles, etc.

 

   Vamos começar falando de um evento muito comum, que fazem parte da vida pessoal de cada um que é o Prazer de Receber - abrir sua casa para reunir seus amigos, seja para uma festa de aniversário, batizados, Recepção de casamentos, happy hour, um jantar/almoço ou um brunch. Que tal abrir sua casa e promover um desses eventos?

    Com idéias simples e descontraídas você nem vai ter tanto trabalho e poder tornar um evento inesquecíveil. O ponto de partida para que tudo corra bem é você estar totalmente à vontade com a idéia. "O seu humor vai dar o tom do evento".

   Definida a lista de convidados, pense no horário em que você vai promover a reunião para, então criar um cardápio adequado.

   Para criar o cardápio você deve saber como calcular as quantidades certas para não faltar e nem sobrar demais? 

BEBIDAS

- Cada garrafa de Vinho serve de 2 pessoas, calcule a quantidade de garrafas dividindo o número de pessoas por 2 e adicione uma garrafa de segurança.

- Cada pessoa consome 3 latas de cerveja, calcule a quantidade de latas multiplicando o número de pessoas por 3 e adicione 4 latas de cerveja por segurança.

- Cada garrafa de refrigerante (2 litros) serve 4 pessoas, divida a quantidade de pessoas por 4 e adicione uma garrafa de 2 litros por segurança.

- Por último lembre da água, se você não tem filtro, terá que comprar garrafas de água mineral de 2 litros. Calcule dividindo o número de pessoas que tomam vinho e refrigerante por 4.

 

JM Eventos Gastronômicos- Eventos Sociais e Corporativos - Vila MarianaCOMIDAS 

- Se for um jantar sem serviço de coquetel: 120g de peixe, 120g de carne, 120g de massa, 50g de salada,  120g de acompanhamento (legumes, arroz, batata...).

- Se for um jantar com coquetel  (salgadinhos e canapés): 5 por pessoa + 100 g de peixe, 100 g de carne, 100 g de massa, 50 g de salada, 120 g de acompanhamento ( legumes, arroz, batata...).

- Se for só coquetel (salgadinhos e canapés): 15 por pessoa     

- Reunião com amigos (happy hours em casa):

   Encontrar os amigos depois do trabalho é sempre muito bom. É uma reunião descontraída, não é necessário que todos fiquem sentados em sofá ou cadeira, utilize de alguns almofadões para compor o ambiente mais descontraído. Para a ocasíão, que tal uma mesa repleta de pães e queijos? Também pode servir canapés e pastas com alguns queijos do tipo brie, ricota, roquefort gorgonzola e camembert. Para acompanhar a Chef sugeri um espumante ou uma cerveja, ambos gelados. Outra bebida apropriada é o vinho do Porto. Você pode servir também sanduíches de metro seguindo a mesma linha dos canapés.

Susgestão de alguns quitutes  (Dicas da Chef Mariana Seabra)

Confira algumas receitas abaixo:

Pasta de ricota - um pedaço de ricota defumada, iogurte natural, curry, cebolinha verde picada, ervas finas e sal a gosto.

Pasta de roquefort - misture partes iguais de requefort e ricota com um pouco de creme de leite fresco somente para dar consistência de pasta.

Canapés de gorgonzola e Pera - Corte fatia bem finas de queijo gorgonzola e também de uma pera. Coloque a pera e o queijo por cima de uma torrada e sirva como um canapé.

Brie com nozes ou amêndoas - coloque as nozes ou amêndoas por cima do brie e leve-o ao forno coberto com papel alumínio até derreter. Retire do forno e coloque em volta do queijo fatias bem finas de pães e regue com mel ou geléia de damasco ou pimenta.

Torradas recheadas - prepare uma pasta com maionese, creme de leite, cebola picada, um ovo, pimenta-do-reino, sal e queijo ralado. Passe a mistura em cima de fatias de pão e leve ao forno para dourar.

Brusqueta de camembert e presunto de Parma - passe o camembert em fatias finas de pão, coloque o presunto de Parma, regue com mel e leve ao forno até derreter o queijo.

     - Brunch (com Dicas da Chef Eire Rosado)

    Brunch é uma palavra formada através da contração das palavras Breakfast e Lunch, surgiu na Inglaterra como forma de um café da manhã atrasado, ou seja, nem café da manhã e nem almoço. Geralmente é servido a partir das 11 horas da manhã ao ar livre e  pode se estender por mais tempo.

   É uma forma elegante de comemorar algo e receber os amigos e familiares para que pudessem apreciar iguarias que remetessem a um desjejum complementado com tantas possibilidades gastronômicas para vários gostos. Por isso o tipo de serviço proposto geralmente é apresentado na forma de bufê, facilitando assim o acesso aos pratos, fazendo com que a formalidade dê lugar à descontração.

   Como opção desta grande mesa, entram tantos pratos quanto possíveis, indo desde os frios, aos pratos quentes, frutas variadas, verduras, legumes, ovos apresentados de várias maneiras, sanduíches, saladas diversas.

         

   Garrafas de água e águas aromatizadas são um verdadeiro charme, nesta composição. Sucos variados compõem outras possibilidades, bem como café, leite, chás diversos, refrigerante s e a introdução de bebidas alcóolicas. Estas podem fazer bonito neste momento, lembrando que excessos não caem bem, por isso uma garrafa de um bom espumante, o famoso "Champagne Brunch", na temperatura certa faz bonito, agrada e harmoniza muito bem com todo o cardápio oferecido. 

  https://noivabh.com/wp-content/uploads/2012/05/montagem-620x391.jpg   - Jantar/Almoço

   O jantar é uma ocasião mais apropriada para você desenvolver todos os seus talentos de anfitriã. A escolha do estilo de um jantar depende da ocasião, dos convidados e principalmente de você mesma, pois uma festa é sempre reflexo da personalidade da anfitriã. O importante é que suas festas sejam espontâneas, bonitas e agradáveis. A forma de obter isso é ser você mesma em todas as ocasiões, não fazendo nada que contrarie a sua maneira de viver e de sentir.

    Como tudo na gastronomia você tem que se concentrar em três etapas, e pensar somente em uma de cada vez :

1) Planejando o Jantar:

    O planejamento de um Jantar depende da importância e do número de convidados. Assim a primeira coisa a se perguntar é: Para quantas pessoas é o jantar? Antes de tudo faça uma lista da seguinte forma:

  - Faça uma lista com os nomes dos convidados.

  - Anote na frente de cada nome dos convidados o que você acha que cada um vai tomar : Refrigerante, Cerveja ou Vinho. Não é você que decide, é o que cada um gosta.

  - Some as quantidades de pessoas para cada uma das três bebidas e calcule a quantidade necessária.

2) Defina o tipo de serviço:

     Defina que tipo de serviço você vai usar. Note que alguns tipos de serviço podem ser feitos pelos anfitriãos e outros obrigam você a ter um ou mais garçons para o serviço :

  a)    O Serviço Inglês, ou jantar a inglesa, é feito necessariamente com garçons, e típico de restaurantes, onde garçom vem com o prato pronto e serve cada um dos convidados à mesa.

  b)    O Serviço Francês, ou jantar a francesa, os pratos são colocados a mesa e os convidados se servem. Na versão mais sofisticada, são sequências de entradas, pratos e sobremesa que são servidos a mesa, e retirados antes do próximo prato.

  c)     O Serviço Americano, os pratos já vem da cozinha prontos e servidos, sendo que em geral a Chef, elabora mais esteticamente o prato. Também cabe a sucessão de pratos.

  d)    O Serviço de Buffet, tudo fica em um lugar e as pessoas se levantam para se servir, e voltam à mesa.

3) Preparando o Jantar/Almoço:

      Muito bem, agora antes dos convidados chegarem você tem que preparar a mesa e a comida.

  1. Prepare as mesas com antecedência. Ao contrário da comida, a mesa pode ficar lá prontinha por horas.
  2. Preparar as mesas significa colocar toalhas, guardanapos, copos, talheres, talheres para servir, garrafas de Vinho, abridores, “cooler” se for usar, e tudo mais que for necessário e que tem que estar a mão na hora do jantar.
  3. Com a mesa arrumada, verifique as toalhas, copos, pratos e talheres, para ver se falta algo ou se algo está sujo, quebrado ou feio. Se tiver duvida, troque.
  4. Lembre que as bebidas devem estar geladas, coloque na geladeira pelo menos duas horas antes do jantar.
  5. Coloque uma ou mais Jarras com água na mesa.
  6. Não se esqueça dos copos para água.
  7. Não se esqueça das taças para Vinho Tinto e Vinho Branco, dos copos para cerveja, e dos copos para refrigerante.
  8. Se você não souber o que cada um realmente vai beber : arrume todos os copos em um aparador ou mesa a parte,  distribua quando estiver servindo os aperitivos e primeiras bebidas aos convidados, deixe eles levarem os copos a mesa.


4)  "O que servir?":

      Para um jantar informal você pode servir:      

      - Entrada: Salada de rúcula, laranja, tomatinho cereja e queijo de cabra     

      - Prato Principal: Bacalhau com azeitona preta e purê de madioca

      - Acompanhamentos: refogado de abobrinha, ervilha e linguiça defumada 

        e arroz branco     

      - Sobremesa: Bolo de chocolate com laranja cristalizada     

      - Café e licor

      OBS.: O menu citado é apenas uma sugestão.


       https://www.matokconsultoria.com.br/fotos/Confraterniza%C3%A7%C3%A3o/Mesa-Doces-Coquetel-Credito-Real.jpg     - Coquetel                 

    A palavra Coquetel refere-se ao resultado da mistura de bebidas alcoólicas e ingredientes como açúcar, gelo, suco de frutas, tudo em dosagem experimentada por especialistas que fazem dele, hoje, uma arte mágica, "o coquetel é uma alquimia de cores e sabores" ... "é a poesia do álcool, com o perfume sutil de uma rosa e a essência de uma vibração e de uma sensação agradáveis".

   Por extensão, a palavra também se refere a um tipo de reunião informal onde devem imperar a alegria, a confraternização, o incentivo às boas relações interpessoais. É uma excelente oportunidade para conhecer pessoas e trocar informações e cartões profissionais. Sobre este tipo de evento é que falaremos aqui.

    Ao organizar um coquetel é preciso considerar alguns aspectos:

1- Objetivo claro - Sempre existe um motivo que deve ser declarado aos convidados em convite impresso ou verbalmente: lançamento de livro ou disco, abertura de exposição, confraternização, boas-vindas ou despedida, homenagem, etc.

2- Patrocínio - Deve ser oferecido por pessoa física ou jurídica e não "por adesão". Quem está convidando é que paga.

3- Convidados - A critério de quem convida. Grupos menores, mais homogêneos. Maiores,  podem ser mais heterogêneos. Convites impressos que pedem confirmação de presença devem ser respondidos dentro de quarenta e oito horas. Se a resposta for negativa acrescenta-se, com gentileza, a razão que impede a ida.

4- Horário - Em geral o coquetel acontece após o horário de trabalho. São suficientes duas horas de duração. Pode-se ampliar por mais trinta minutos o serviço. Depois disso, os anfitriões não têm mais obrigação de servir bebidas e alimentos. Como convidado, respeite o horário estabelecido no convite: não saia após a hora estipulada para o final do encontro.

5- Local - Procure um espaço onde as pessoas fiquem próximas, na mesma sala, e coloque poucos assentos para que elas fiquem em pé e se movimentem entre os grupos. Só coloque mesas de apoio, sem cadeiras à sua volta.

6- Comidas e bebidas - O serviço deve ser volante, isto é, garçons e/ou copeiros circulando entre as pessoas para servi-las.

 - A bebida coquetel, que deu nome a este tipo de reunião, raramente é  servida  de forma individualizada pois idealmente precisaria de um barman especialista, preparando com cuidado cada copo artesanalmente, o que é difícil em reuniões de grande porte.

 - Serve-se vinho, champanhe, uisque e coquetéis preparados em quantidade maior. Sem álcool: coquetéis de frutas, sucos, refrigerantes e água mineral com e sem gás.

 - As comidas devem ser pequenas para serem colocadas inteiras na boca, de uma só vez.

7- Música - Sempre em volume mais baixo que as vozes, seja gravação ou ao vivo, quando estiver apenas como fundo musical. Se ela for o motivo principal do evento, pede-se atenção durante sua apresentação, que não deve ser muito longa.

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 3.0/5 (21 votos)




ONLINE
1